Igreja Paroquial de Carvalhais / Igreja do Divino Espírito Santo

IPA.00019110
Portugal, Bragança, Mirandela, Carvalhais
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, da mesma largura e altura, interiormente com iluminação axial e bilateral. Fachada principal em cantaria aparente, terminada em empena truncada por dupla sineira e rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas e óculo. Fachadas laterais terminadas em cornija, rasgadas frestas de capialço na nave e capela-mor, abrindo-se na lateral direita porta travessa de verga recta; a posterior é cega e termina em empena.
Número IPA Antigo: PT010407110089
 
Registo visualizado 109 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, da mesma largura e altura, tendo adossada à fachada lateral direita sacristia rectangular. Volumes articulados com coberturas em telhados de duas águas na igreja e de três na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, à excepção da principal, que é em cantaria aparente, de aparelho regular, com cunhais da capela-mor e sacristia apilastrados, coroados por pináculos piramidais, sublinhados por filete, ou piramidais com bola. Fachada principal virada a O., terminada em empena truncada por dupla sineira, bastante alteada, com vãos em arco de volta perfeita sobre pilares almofadados, albergando sinos, e rematada em cornija coroada por cruz latina de braços quadrangulares sobre acrotério e pináculos em pêra. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas, sobre os pés direitos, com arquivolta e jambas esculpidas com sulco, e um óculo circular superior. As fachadas laterais são rasgadas por duas frestas de capialço na nave, abertas em níveis diferentes e um pouco mais largas na lateral direita, onde se abre ainda porta travessa de verga recta de moldura simples, e uma outra na capela-mor; na lateral direita a sacristia possui igualmente vão de capialço. O cunhal posterior da fachada lateral esquerda é decorado por querubim relevado. Fachada posterior cega e terminada em empena.

Acessos

Rua da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado no interior da povoação, inserido em adro rebaixado relativamente à estrada, de terra batida, à excepção na zona frontal, onde é pavimentado a paralelos de granito, e a toda à volta, onde existe passeio em cimento. O adro é vedado por muro, acedido frontalmente por portão de ferro, flanqueado por plintos ornados com aletas coroados por pináculos helicoidais. Junto à fachada posterior desenvolvem-se campos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época provável da construção da igreja; 1565 - data do primeiro registo de baptismos documentado; 1567 - data do primeiro registo de casamentos documentado; 1700 - data do primeiro registo de óbitos documentado; séc. 18 - provável reforma da igreja; 1755, 1 Novembro - não padeceu ruína no terramoto; 1758, 9 Maio - segundo o padre Manuel Martins Ferro nas Memórias Paroquiais, a freguesia integrava-se no bispado de Miranda, comarca de Moncorvo, termo da vila de Mirandela, sendo da apresentação da reitoria de Santa Maria de Mascarenhas; o lugar de Carvalhais tinha 45 moradores e 140 pessoas; era foreiro dos Marqueses de Távora; por tradição constava ser freguesia à mais de 300 anos; a paróquia estava arrimada ao lugar, fora dele; conserva-se sempre nele o Santíssimo Sacramento com a confraria do mesmo; a igreja tinha três altares, o altar-mor na capela-mor do Espírito Santo, e no corpo da igreja o de São Sebastião, no lado do Evangelho, e o de Nossa Senhora do Rosário, no da Epístola; o pároco era da apresentação da reitoria de Mascarenhas, com o estipêndio que dava o comendador 10$500, 32 alqueires de trigo, 14 almudes de vinho em mosto ou 12 limpos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente e rebocada e pintada de branco; molduras dos vãos, cornija, sineiras, cruz e pináculos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; grades em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login