Quartel da Guarda Nacional Republicana, GNR, de Bragança

IPA.00018832
Portugal, Bragança, Bragança, União das freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo
 
Arquitectura de segurança, do séc. 20. Quartel de estrutura pavilhonar.
Número IPA Antigo: PT010402450062
 
Registo visualizado 101 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Segurança  Quartel paramilitar  Quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR)  

Descrição

Conjunto pavilhonar composto por 4 edifícios, incluindo as instalações da Brigada de Trânsito. Do projecto primitivo constavam ainda dois edifícios destinados a habitação da comunidade ali aquartelada.

Acessos

Avenida General Humberto Delgado

Protecção

Enquadramento

Urbano. Localiza-se em zona de expansão da cidade, urbanizada nas decádas de 1960 / 1970 do séc. 20, e onde se construiram então diversos equipamentos públicos associados à sáude (complexo hospitalar: v. ,) à educação (escola industrial e comercial e liceu nacional: v. ) e à defesa e segurança (quartéis). Esta zona, de configuração circular, encontra-se a cota superior ao núcleo histórico de Bragança, desenvolve-se para O. da Av. Francisco Sá Carneiro, em contraponto ao Castelo, e é circundada no seu perímetro exterior pelas avenidas General Humberto Delgado e Abade de Baçal. O aquartelamento da GNR situa-se a N., confontando a S. com os terrenos antes pertencentes ao quartel, actualmente instalações da Câmara Municipal de Bragança.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Segurança: quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR)

Utilização Actual

Segurança: quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR)

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Alfredo Evangelista Viana de Lima (1964).

Cronologia

1964 - data do projeto do Quartel da GNR pelo arquiteto Alfredo Evangelista Viana de Lima; posteriormente procede-se à construção do Quartel da Guarda Nacional Republicana de Bragança, conjunto pavilhonar composto por 4 edifícios, incluindo as instalações da Brigada de Trânsito. Do projecto primitivo constavam ainda dois edifícios destinados a habitação da comunidade ali aquartelada;

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MACHADO, Carlos, Alfredo Evangelista Viana de Lima, in Revista Monumentos, nº 32, Lisboa, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, dezembro 2011, pp. 126-133; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1956, Lisboa, 1957; Ministério das Obras Públicas, Bragança: Arrancada Decisiva. Obras Públicas - 1962-1972, Lisboa, MOP, 1973.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREL

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DESA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1956 - Levantamento topográfico do quartel, pela Delegação nas Obras de Edifícios de Cadeias das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas, para se proceder aos necessários estudos de adaptação.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2003 / Filomena Bandeira 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login