Ponte Ferroviária das Carvalhas

IPA.00017657
Portugal, Braga, Celorico de Basto, Codeçoso
 
Arquitectura civil pública, novecentista. Ponte de tabuleiro plano assente em quatro arcos plenos com guardas em cantaria de granito e cachorros para sustentação do tabuleiro.
Número IPA Antigo: PT010305080091
 
Registo visualizado 177 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte ferroviária  Tipo arco

Descrição

Ponte em cantaria de granito, de aparelho regular com fiadas isódomas, tabuleiro plano com rebordo saliente assente sobre uma fiada de cachorros lisos, sustentado por quatro arcos plenos de aduelas compridas e estreitas. Tabuleiro com pavimento em granito, com passeios sobreelevados, faixa central com amontoado de brita de granito servindo de base às travessas de madeira que suportam os carris de ferro e guardas em cantaria de granito, com moldura na base e capea.

Acessos

Lug. de Reconco

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, numa encosta sobre o rio Tâmega, erguida sobre a ribeira das Carvalhas, integrada na linha de caminho de ferro do Tâmega, rodeado de campos de cultivo e floresta de pinhal e eucaliptal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: Estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1905, Março - Os Caminhos de Ferro do Estado - Companhia do Minho e Douro (CFE/MD) iniciam a construção da linha férrea do Tâmega; 1909, 20 Março - é inaugurado o primeiro troço entre Livração e Amarante; 1927 - a CP arrenda as linhas dos Caminhos de Ferro do Estado e subaluga a linha do Tâmega à Caminhos de Ferro do Norte de Portugal; 1932 - conclusão da construção da Ponte das Carvalhas; 1932, 20 Março - o comboio chega a Celorico de Basto; 1933, 21 Dezembro - é aprovado o projecto da linha férrea entre Celorico de Basto e Arco de Baúlhe; 1941, 12 Maio - uma grave crise ferroviária leva à suspensão dos trabalhos de conclusão da linha até Arco de Baúlhe; 1947 - a linha do Tâmega passa a fazer parte da rede ferroviária nacional, explorada apenas pela CP; 1949, 15 Janeiro - o comboio chega finalmente a Arco de Baúlhe; 1990, 1 Janeiro - é desactivado o troço entre Amarante e Arco de Baúlhe da linha do caminho de ferro do Tâmega.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito.

Bibliografia

Vv.Aa., Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol 1, Matosinhos, 1997, p. 78.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

António Dinis 2005

Actualização

 
 
 
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