Ponte das Alminhas / Ponte do Castro

IPA.00017241
Portugal, Braga, Braga, Priscos
 
Ponte medieval de tabuleiro em cavalete, de dois lanços com inflexão, assente em três arcos desiguais, com talha-mares triangulares, talhantes quadrangulares e guardas em cantaria. Junto a uma das extremidades do tabuleiro localiza-se umas alminhas, que dão o nome à ponte. A ponte desenvolve-se em ângulo conjungando arcos apontados e de volta perfeita. Cantaria bem aparelhada, com talhantes quadrangulares, escalonados e agulheiros para encaixe dos cimbros.
Número IPA Antigo: PT010303360111
 
Registo visualizado 214 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro em cavalete, de dois lanços com inflexão à esquerda, assente sobre três arcos, desiguais, em cantaria, com aduelas curtas, pegões cegos, dois talha-mares, de forma triangular, a montante e correspondentes talhantes, quadrangulares, escalonados, a juzante. Arco central, de maior amplitude, e o arco lateral, esquerdo, apontados. Arco lateral, direito de volta perfeita. O aparelho dos paramentos com alguns arranjos, sendo, no geral, em aparelho regular, com algumas fiadas pseudo-isódomas. O intradorso do arco central preserva uma série de agulheiros para encaixe dos cimbres. O pavimento original da ponte foi substituído por cubos graníticos mas mantêm-se ainda as guardas, em duas fiadas de cantaria, com as juntas cimentadas. O talhante voltado à margem esquerda foi elevado até ao nível do pavimento, para assentamento de alminhas, em cantaria, com cobertura em telhado de duas águas, parapeito na base e arco pleno, na fachada principal, cerrado por grade de ferro, com a data de 1747 gravada na ombreira esquerda. O interior, de pedra, possui painel de azulejos representando Nossa Senhora do Carmo e caixa de esmolas, de ferro.

Acessos

Lugar do Pombal; EM 1310

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, a O. da Igreja Paroquial de Priscos (v. PT010303360226). Implantação entre campos agrícolas, erguida sobre o rio Este, com orientação S./N., integrada no caminho municipal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época medieval (conjectural) / séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval, finais - provável construção da ponte; 1747 - edificação das Alminhas; séc. 20 - colocação de painel de azulejos nas alminhas, com a representação de Nossa Senhora do Carmo.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura da ponte em silhares graníticos; guardas em cantaria; pavimento em cubo granítico; estrutura das alminhas, em granito; cobertura exterior, em telha de canudo; interior com painel de azulejos; grade e caixa de esmolas, de ferro.

Bibliografia

Vv.Aa., Braga - Freguesias 97, Braga, 1997, pp. 92-93; Vv.Aa., Braga. Os Tempos e o Lugar..., Paços de Ferreira, 1998, p. 194

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login