Ponte das Tábuas

IPA.00001702
Portugal, Braga, Barcelos, União das freguesias de Quintiães e Aguiar
 
Ponte quinhentista, de tabuleiro em cavalete, assente em dois arcos ligeiramente apontados e pequeno vão, rectangular, na margem esquerda. Arcos ligeiramente apontados; agulheiros para encaixe dos cimbros.
Número IPA Antigo: PT010302040052
 
Registo visualizado 308 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro em cavalete assente em dois arcos ligeiramente apontados, em cantaria, com pegões cegos e um talha-mar de forma triangular a montante, reforçado a jusante com talhante quadrangular. Na margem esquerda possui um pequeno vão, rectangular, que facilita a passagem da água na época das cheias. Pavimento composto por lajes de granito, sumariamente aparelhadas e muito desgastadas, sem guardas. No geral, o aparelho é regular, com algumas fiadas pseudo-isódomas. O intradorso dos arcos preserva uma série de agulheiros para encaixe dos cimbros. Na margem direita, do lado jusante, há duas pedras do pavimento com cruzes gravadas.

Acessos

Lug. da Ponte

Protecção

Enquadramento

Rural, na periferia da aldeia, num local aprazível a que um açude de amplas dimensões confere grande beleza. Rodeada de campos agrícolas e junto de um moinho recuperado para casa de habitação. Ergue-se sobre o rio Neiva, integrada na antiga estrada que ligava Barcelos a Ponte de Lima. Na margem esquerda, do lado jusante, existe um marco em pedra com a cruz dos Templários, gravada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1135 - na carta de couto dada por D. Afonso Henriques à Igreja de Santiago de Cossourado refere-se a existência da "pontem de Thabulis" sobre o rio Neiva; séc. 16 - provável construção da ponte, no local onde anteriormente existiria uma de madeira; 1594 - o italiano Canfalonieri, em peregrinação a Santiago de Compostela, refere-se a esta ponte como sendo de pedra.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura da ponte em silhares graníticos; pavimento em lajes graníticas.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais de Entre-Douro-e-Minho, Porto, 1968; MACIEL, Manuel Justino Pinheiro, Pontes medievais no vale do Neiva, Vale do Neiva - subsídios Monográficos, Durrães, 1982, pp. 626 - 629; Liber Fidei Sanctae Bracarensis Ecclesiae, Tomo III, Braga, 1990, pp. 123 - 124; ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de, Carta Arqueológica do concelho de Barcelos, Barcelos Património, 1993, pp. 79 - 80.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Esta ponte pertence a duas freguesias: Aguiar e Balugães.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login