Igreja Paroquial de Passos / Igreja de Nossa Senhora da Graça
| IPA.00016862 |
Portugal, Bragança, Mirandela, Passos |
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Arquitectura religiosa, maneirista e rococó. Igreja paroquial de planta longitudinal simples, com nave, capela-mor mais estreita e baixa e sacristia adossada ao lado esquerdo. Fachada principal em empena truncada por dupla sineira, com vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga recta, encimado por entablamento e ladeado por janelas jacentes, e por óculo quadrilobado. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, a lateral direita rasgada por porta travessa em arco abatido e por janelas. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço de madeira, a da nave de perfil abatido, com decoração rococó; retábulos de decoração rococó, assim como o coro-alto e púlpito no lado do Evangelho; no sub-coro pia baptismal, no lado do Evangelho. |
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Número IPA Antigo: PT010407240052 |
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Registo visualizado 102 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Igreja paroquial
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Descrição
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Planta longitudinal simples, com nave, capela-mor mais estreita e baixa e sacristia rectangular adossada a N.. De volumes escalonados e coberturas diferenciadas em telhados a duas águas (nave e capela-mor) e uma na sacristia. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, cunhais apilastrados encimados por pináculos piramidais e remates em friso e cornija. Fachada principal voltada a O., em empena truncada por sineira com duas ventanas de volta perfeita assentes em impostas salientes, encimada por cornija e cruz florenciada, com hastes facetadas, sobre pedestal, ladeada por pináculos bolbosos; portal axial de verga recta, encimado por entablamento e ladeado por duas janelas jacentes em capialço, sendo sobrepujado por óculo quadrilobado. Fachada lateral esquerda, virada a N., marcada pela sacristia, com duas portas de verga recta nas faces E. e O. e pequena janela na N.. Sobre o cunhal esquerdo da sacristia, um pináculo bolboso. Fachada lateral direita, virada a S., com porta travessa em arco abatido e pequena cornija e janela rectangular em capialço, no volume da nave; no da capela-mor, janela em arco abatido, com pequena cornija e avental encurvado. Fachada posterior em empena com cruz semelhante à da fachada principal no vértice; possui nicho em arco de volta perfeita, circunscrito por pilastras toscanas, sobre friso concheado e encimado por enrolamento e concha; sob este, pequeno elemento decorativo de cantaria. Os cunhais da fachada principal são encimados por friso sinuoso. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pavimento em ladrilho cerâmico e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, apoiada em cornija do mesmo material, decorada com marmoreados fingidos, e três tirantes de metal; a cobertura, com o fundo pintado de azul claro, tendo reserva central com a pomba do Espírito Santo rodeada por grinalda de flores, possui uma platibanda fingida, em "trompe l'oeil", decorada por grinaldas de flores, tendo, na guarda, anjos e os Evangelistas: São Lucas e São João, no lado do Evangelho, e São Mateus e São Marcos, no oposto. Coro-alto de madeira em branco, com decoração dourada, assente sobre dois quarteirões e trave de madeira curvada ligeiramente nos extremos, com guarda balaustrada, formando espaldar curvo no centro; a decoração consta de concheados, alguns em asa de morcego, e enrolamentos; o acesso processa-se por escadas de madeira no lado da Epístola e o tecto do sub-coro encontra-se pintado de azul. No coro, existe alçapão de acesso às sineiras. No lado do Evangelho, pia baptismal em granito, decorada com motivos palmiformes que ligam o pequeno plinto circular e a taça hemisférica; segue-se o púlpito quadrangular, assente em mísula volutada e decorada com marmoreados, tendo guarda plena com motivos fitomórficos dourados, tendo acesso por escada balaustrada no lado direito. Sobre este, baldaquino de talha, com o intradorso pintado com motivos vegetalistas sobre fundo azul. Confrontantes, dois retábulos laterais, com estrutura semelhante, de talha pintada de branco com elementos dourados, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e ao Crucificado (Epístola). A porta travessa encontra-se ladeada por pia de água benta granítica, de perfil curvo e com vestígios de policromia. Arco triunfal em volta perfeita, assente em pilastras toscanas, sendo decorado com marmoreados, concheados e acantos, o extradorso envolvido por talha pintada de branco e dourado, que prolonga os retábulos colaterais, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e a Santo António. Capela-mor com pavimento em granito polido e cobertura em falsa abóbada de berço de madeira assente em cornija marmoreada, pintado de azul, com reserva central representando Nossa Senhora das Graças, com moldura de acantos, concheados, elementos encanastrados e ramos de rosas. Retábulo-mor de talha pintada de branco e dourada, de planta recta e três eixos divididos por colunas torsas ostentando pâmpanos, o central com tribuna curva contendo trono de cinco degraus e com fundo pintado a imitar reposteiros; os eixos laterais possuem mísulas com imaginária; remate em tímpano curvo, acompanhando o perfil da cobertura, decorado com fragmentos de frontão invertidos, acantos e concheados. No lado do Evangelho, porta em arco abatido, de acesso à sacristia. |
Acessos
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Ao Km. 168 da EN 15, entre Murça e Mirandela |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Rural, isolado, no cimo de um outeiro. situado no centro da povoação, envolvida por um adro que define uma plataforma sobrelevada, delimitado por muro de alvenaria e com acessos por dois portões gradeados, situados a E. e O. e enquadrados por cunhais de cantaria, encimados por pináculos. O adro é pavimentado com calçada irregular e possui alguma vegetação arbustiva e arbórea, nomeadamente junto às fachadas principal e N.. A entrada E. abre para a rua principal e é precedida de uma escadaria em granito. No adro, uma estátua de Nossa Senhora do Carmo, sobre pedestal. Junto ao imóvel, o Museu de São Bento da Pala, com uma pequena casa e várias dependências onde se acha recriado o ambiente rural, com talhões de barro, arado, carro de bois, gadanha, pipo para o vinho, charrua, cantoneira das antigas cozinhas, pedras graníticas e vários objectos. |
Descrição Complementar
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Os retábulos laterais são semelhantes, de talha pintada de branco com pormenores dourados, de planta recta e um eixo, com painel central circunscrito por colunas torsas e pilastras com o fuste liso decorado por acantos; ambos remata em espaldar curvo com cornija borromínica e acantos; altares em forma de urna com cartela central decorada por acantos e concheados; no retábulo do lado do Evangelho, sobre o painel, tabela rectangular vertical, ladeada por quarteirões e aletas volutadas e remate em cornija. Retábulos colaterais são idênticos, de planta recta e um eixo composto por mísula central ladeada por colunas com o fuste liso, marmoreadas de azul e decoração concheada, com capitéis coríntios e pilastras com fuste liso, igualmente decoradas com concheados; rematam em fragmento de frontão e, sobre a mísula, resguardando as imagens dos oragos, um baldaquino triangular decorado com enrolamentos; os fundos são pintados de rosa, tendo, ao centro, resplendor azul com raios dourados; embutido no banco, um sacrário com a porta decorada por cruz e remate encurvado decorado com acantos. Na nave, várias cruzes de madeira com os centros pintados, representando uma Via Sacra. |
Utilização Inicial
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Religiosa: igreja paroquial |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja paroquial |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 17 / 18 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PINTOR-DOURADOR: José Martins (1696). |
Cronologia
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1530 - Passos pertencia ao termo de Lamas de Orelhão e tinha 66 moradores; séc. 17, final - provável construção do imóvel; 1696, 21 novembro - douramento do retábulo-mor por José Martins; 1706 - a povoação tinha 80 vizinhos e a igreja era da apresentação do vigário de Lamas de Orelhão; séc. 18, 2.ª metade - remodelação do interior, com pintura das coberturas, coro-alto e púlpito; 1796 - Passos possuía 327 almas e a igreja era vigairaria da apresentação do reitor de Lamas de Orelhão, com o rendimento anual de 50 mil réis; séc. 20 - execução dos retábulos da nave e sanefa do arco triunfal. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Paredes em alvenaria rebocada; pavimento da capela-mor, vãos cunhais, cornijas e campanário em cantaria de granito; balaustradas do coro-alto, púlpito, portas, tectos e retábulos em madeira; cobertura em telha marselha e de aba e canudo. |
Bibliografia
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BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, vol. I (séculos XV a XVI), Porto, Diocese do Porto, 1984; COSTA, António Carvalho da, Corografia Portuguesa, Lisboa, 1706; MENDES, José Maria Amado, Trás-os-Montes nos finais do século XVIII, Coimbra, 1981; SALES, Ernesto Pereira de, Mirandela - apontamentos históricos, vol. II, Mirandela, 1983; Dicionário enciclopédico das freguesias, Matosinhos, 1998. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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PROPRIETÁRIO: 2001 - prolongamento da sacristia, renovação dos rebocos, reparação dos telhado, colocação de pavimentos no interior. |
Observações
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Autor e Data
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Miguel Rodrigues 2002 |
Actualização
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