Palácio Real / Museu do Hospital Termal e das Caldas da Rainha

IPA.00001548
Portugal, Leiria, Caldas da Rainha, União das freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório
 
Arquitectura residencial, setecentista e neoclássica. Palácio real com fachada simples e harmoniosa, onde os vãos se repetem uniformemente; dupla escadaria lateral, simétrica, frontão triangular inscrevendo o brasão.
Número IPA Antigo: PT031006030017
 
Registo visualizado 981 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial senhorial  Paço real    

Descrição

Planta em U, definida por alhetas de cantaria na intersecção dos corpos, com ressalto de brasão; cobertura difereciada em telhados de uma, duas, três e quatro águas. Frontispício de três panos delimitados por cunhais; primeiro piso com portadas de moldura recta e duas janelas gradeadas laterais, duas portas abobadadas rasgam-se no vão da dupla escadaria lateral, simétrica, que dá acesso ao segundo piso aberto por duas portas de verga saliente, no patamar das escadas e fenestrado por janelas de avental. Remata a cimalha um frontão triangular onde se inscreve o brasão. No mesmo alçado, corpo de dois pisos aberto no primeiro por janelos gradeados e no segundo por janelas de avental. Fachada O. : dois pisos marcados por friso em cantaria; primeiro piso aberto por duas portas e janela recta; segundo piso com três janelas rectas; cornija de moldura dupla. Pano murário acompanhando a inclinação da rua, sobrepujado por gradeamento alternado com pilastras. Fachada N.: avançamento dos corpos laterais formando ao centro pequeno pátio alpendrado com colunas lisas com entase; alpendres similares dispostos lateralmente, rematando as extremidades da fachada. INTERIOR: primeiro piso abre para recepção a partir da qual se distribuem as salas de exposições temporárias e de exposição permanente, esta com acesso ao claustro, de planta quadrangular, em cujas alas se encontram os painéis azulejares, oriundos do Hospital termal; por escadaria de dois lances acede-se ao segundo piso onde se encontra a Sala dos Reis; acesso a pátio interior; tectos em caixotão.

Acessos

Rua Rodrigo Berquó; Largo Conselheiro José Filipe

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (v. PT031006030001)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado no centro histórico da cidade, fazendo parte do complexo termal situa-se, em plano sobranceiro, defronte à cabeceira da igreja de Nossa Senhora do Pópulo (v. PT031006030001) e ao Hospital Termal Rainha D. Leonor (v. PT031006030037). Fachada principal abre para um largo gradeado, com árvores de grande porte que fazem parte da mata; fachada de tardoz voltada para o edifício da administração com acesso pela Rua Diário de Notícias, onde se encontra o Chafariz das Cinco Bicas (v. PT031006030004).

Descrição Complementar

Paredes rebocadas e pintadas de rosa-velho; colunas, pilastras e cunhais brancos.

Utilização Inicial

Residencial: paço real

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETOS: Manuel Remédios (GPCH - adaptação a museu); Arq. Nunes Oliveira (projecto museográfico). ENGENHEIRO: Pedro José Pézerat (1861).

Cronologia

Séc. 18 - remodelação da antiga "Caza Real" para residência dos provedores e tesoureiros do Hospital; 1861 - elaborado projecto de reabilitação pelo engenheiro Pedro José Pézerat, que ampliava o edifício e lhe introduzia um traçado classicista; 1894 - durante a administração de Rodrigo Berquó, o imóvel recebeu obras passando a albergar os directores e a familia real quando se deslocava às Caldas; séc. 20 - depois de um período em que o imóvel teve várias funções, foi devolvido ao Centro Hospitalar; 1992 - 1999 - encontrando-se em avançado estado de ruína, o edifício foi alvo de profunda intervenção para instalação do Museu do Hospital e das Caldas; foi constituída uma equipa para o projecto de execução do estudo do Museu, tendo como coordenador geral o Dr. Paulo Henriques, na coordenação científica Dr. João B. Serra e a coordenação técnica da responsabilidade da Drª. Helena Gonçalves Pinto; 1999 - inauguração do museu com a presença da Ministra da Saúde Leonor Beleza.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria e alvenaria, telha, ferro.

Bibliografia

SERRA, João B., Introdução à História das Caldas da Rainha, 1995; Terra de Águas: Caldas da Rainha, História e Cultura, Câmara Municipal das Caldas da Rainha, 1993.

Documentação Gráfica

CHCR: GPCH

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CHCR: GPCH

Intervenção Realizada

CHCR: 1992 / 1999 - obras gerais dre recuperação do edifício para instalação do Museu do Hospital e das Caldas.

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1996 / Cecília Matias 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login