Igreja Paroquial de São Mamede / Igreja de São Mamede
| IPA.00015432 |
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António |
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Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta pela justaposição de 2 corpos rectangulares correspondentes, no interior, a nave e capela-mor, ambos de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço (diferenciadas e separadas por cornija). Alçado principal animado por portal rasgado axialmente e por 3 janelões iluminantes, superiormente rematado por frontão triangular. Nave com muros animados por altares laterais intercalados por púlpitos afrontados. Capela-mor precedida de arco triunfal em cantaria e muro de topo decorado com retábulo a albergar pintura sobre tela. | |
Número IPA Antigo: PT031106460739 |
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Registo visualizado 1824 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Igreja paroquial
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Descrição
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De planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 e 3 águas. Alçado principal a SO., delimitado por cunhais de cantaria e animado por vãos alinhados segundo 2 registos separados por friso de cantaria. É rasgado a eixo por portal inscrito em arco de volta perfeita, enquadrado por duplas pilastras que suportam entablamento, definido por friso animado por triglifos e métopas, e remate em frontão triangular interrompido por painel escultórico. Acima do friso e articulado com o portal , janelão iluminante de verga contracurvada e remate em ática ladeado por 2 janleõies iluminantes de verga recta destacada. O alçado é superiormente rematado por frontão triangular, com o tímpano vazado por óculo e acrotérios assinalados por fogaréus e cruz ao centro. INTERIOR: do templo, reconhecem-se 2 entidades espaciais - nave e capela-mor - ambas de planta rectangular com cobertura em abóbada de berço diferenciadas, delimitadas por cornija, rasgadas por lunetas (falsas do lado do Evangelho) e animadas, no caso da nave, por pintura decorativa. Coro-alto adossado à face interna da fachada, com guarda em balaustrada de madeira circunscrita por. Muros laterais animados por altares inscritos em arcos de volta perfeita em cantaria - definidos por retábulos em talha dourada, dedicados, do lado da Epístola, a São Mamede e à Imaculada Conceição, e do lado do Evangelho, a Nossa Senhora de Fátima - intercalados por púlpitos com guarda em cantaria, de secção rectangular. No lado do Evangelho regista-se Capela do Santíssimo, de planta quadrada e cobertura em cúpula, com muros laterais e de topo rasgados por arcos de volta perfeita em cantaria que inscrevem, respectivamente, portas de verga recta destacada e retábulo superiormente articulado com baldaquino, albergando, ao centro, a figuração de Cristo Crucificado em madeira policroma. Na capela-mor, precedida de arco triunfal de volta perfeita em cantaria, reconhece-se no muro de topo, retábulo-mor em cantaria composto por colunas de capitéis compósitos que ladeiam pintura sobre tela. |
Acessos
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Largo de São Mamede |
Protecção
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Parcialmente incluído na Zona de Proteção no Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811) / Incluído na Zona Especial de Proteção Conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente |
Enquadramento
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Urbano, em posição altimétrica dominante relativamente à via pública, articulado com adro delimitado por muro em balasutrada ao qual se acede através de escadaria axial. Constitui-se como elemento dominante do Largo em que se integra, cuja frente N. Fecha. Na proximidade do Palacete Fontalva (v. PT031106460740), que se ergue a O. do mesmo Largo, e do Palácio Alagoas (v. PT031106460610), em posição quase fronteira. |
Descrição Complementar
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AZULEJO: panos de muro da nave e capela-mor animados por lambril azulejar monócromo de perfil recortado que integra medalhões, com cenas religiosas, superiormente rematados por cruzes, também em azulejo; PINTURA: composição do tecto da nave com alegoria eucarística.
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Utilização Inicial
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Religiosa: igreja paroquial |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja paroquial |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 18 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITECTO: Raul Martins (1924). ENGENHEIRO: Bento António Leça (1878). PINTOR: Conceição Lino (1924) |
Cronologia
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1603, 07 Março - concessão de ordem a Jácome Ribeiro de Leiva para lançar uma finta para as obras da igreja; 1769, 18 Dezembro - por carta régia desta data é transferida a paróquia de São Mamede para o seu novo distrito, ficando então como sua sede provisória a ermida de Nossa Senhora Mãe dos Homens (a qual havia sido fundada em 1749), localizada em Vale do Pereiro (actual confluência das ruas Braancamp e Alexandre Herculano); 1770 - primeira definição do território da freguesia; 1780 - alteração dos limites do território da freguesia; 1782 - início da construção da nova igreja paroquial de São Mamede; 1783 - a sede da paróquia passa para a nova igreja, cujas obras se encontravam ainda muito no início; 1834, 11 e 12 Abril - arrombadas as portas da sacristia, aberto o sacrário e roubado um cálice de prata; 1837, 15 Fevereiro - novo assalto à igreja, sendo roubados os resplendores das imagens, lâmpadas e outras alfaias de valor; 1839, Abril - tem de se proceder à demolição da casa de despacho da igreja, a qual ameaçava desabar, reparação do telhado da igreja em cosntrução; 1840 - decorrem as obras sob a direcção do mestre de obras José Moreira; 1846 - constituída uma comissão paroquial, a fim de verdadeiramente se impulsionar as obras; 1850 - consegue obter-se, por meio do marquês de Viana, um subsídio anual do governo para as obras da igreja; 1856 - são vendidas as ruínas da ermida de Nossa Senhora da Mãe dos Homens, por 400$000, revertendo esta quantia para as obras da nova igreja; 1861, 18 Agosto - abertura ao culto da igreja; 1863 - toma posse da paróquia o prior Luís António Teixeira Neto e Melo e Vasconcelos; 1865 - o corpo Sul do templo ameaçava ruína e era usado como capoeira; 1874 - uma doação de 250$000, do paroquiano Jerónimo Maschatt, permite retomar as obras; 1878, 26 Agosto - por portaria desta data foi autorizado o Ministério das Obras Públicas autorizado a proceder às obras na igreja, nomeando-se para o acompanhamento das mesmas o engenheiro Bento António Leça; 1903 - a instâncias do pároco, José Maria da Silva Livramento, foram retomadas as obras do corpo Norte; 1907 - arborização do largo fronteiro à igreja, pela Câmara Municipal; 1909, Fevereiro - calcetamento (em calçada portuguesa) do largo diante da igreja, pela Câmara Municipal; 1921, 26 Maio - um violento incêndio causa a quase total destruíção do edifício; 1924 - importante campanha de obras responsável pela total reedificação da igreja (efectuada sobretudo graças à comissão de fundos organizada - e parcialmente financiada - pelo 5º duque de Palmela), com projecto do arquitecto Raul Martins e contando com o retábulo-mor e azulejos de Conceição Silva no interior; 1927, 13 Maio - inauguração de uma capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima e aos santos portugueses. |
Dados Técnicos
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Paredes autoportantes |
Materiais
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Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos |
Bibliografia
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ALMEIDA, D. Fernando de, (dir. de), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V, Tomo II, Lisboa, 1975; ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, Livros II e XI, Lisboa, s.d.; ARAÚJO, Norberto de, Inventário de Lisboa, Lisboa, 1940 - 1956; CASTILHO, Júlio de, Lisboa Antiga. Bairro Alto, Vol. V, Lisboa, 1966; CONCEIÇÃO, Cláudio (Frei), Gabinete Histórico, Vol. X, Lisboa, 1824; CONSIGLIERI, Carlos, RIBEIRO, Filomena, VARGAS, José M., ABEL, Marília, Pelas Freguesias de Lisboa. De Campo de Ourique à Avenida, Lisboa, 1995; FRANÇA, José-Augusto, (dir. de), A Sétima Colina. Roteiro Histórico e Artístico, Lisboa, 1994; FRANÇA, José-Augusto, Monte Olivete Minha Aldeia, Lisboa, 2001; Igreja de São Mamede, in SANTANA, Francisco, SUCENA, Eduardo, (dir. de), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, 1994 ; PEREIRA, Luis Gonzaga, Monumentos Sacros de Lisboa em 1833, Lisboa, 1927 (ms. de c. 1840); Plano da Divisão e Transladação das Paróquias de Lisboa, Lisboa, 1780; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Depois do Terramoto. Subsídios para a História dos Bairros Ocidentais de Lisboa, Vol. II, Lisboa, 1967; SERRÃO, Vítor, História da Arte em Portugal - o Barroco, Barcarena, Editorial Presença, 2003; SILVA, Augusto Vieira da, As Freguesias de Lisboa, Lisboa, 1943; VITERBO, Sousa, Diccionario Historico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portuguezes ou a serviço de Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional, 1904, vol. III. |
Documentação Gráfica
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PEREIRA, Luis Gonzaga, Monumentos Sacros de Lisboa em 1833, Lisboa, 1927 |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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BNP: Secção de Reservados, Colecção Pombalina, Cod. 619, fls. 331 - 336 |
Intervenção Realizada
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PROPRIETÁRIO: séc. 20, década de 90, final - obras de conservação e beneficiação geral do exterior (pintura de paramentos e limpeza de cantarias). |
Observações
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Na antiga paróquia, no séc. 17 houve a pintura de uma Visitação por Domingos da Cunha, o Cabrinha (1598-1644); séc. 18 - execução do retábulo desaparecido por Manuel João da Fonseca e escultura da figura de Nossa Senhora da Conceição por José de Almeida. |
Autor e Data
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Filomena Bandeira, Teresa Vale e Maria Ferreira 2002 |
Actualização
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