Capela de São Sebastião

IPA.00014060
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta longitudinal simples, fachada principal em empena de friso e cornija, com portal de verga rectangular, ladeado por dois pequenos óculos, circulares. Alçados com cunhais apilastrados e rematados em cornija, sendo os laterais rasgados por frestas, a iluminar a zona do altar do altar-mor. Interior com cobertura de madeira e retábulo de madeira, de carácter popular, pintada de azul e branco.
Número IPA Antigo: PT011705050027
 
Registo visualizado 120 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em alvenaria de granito, de aparelho em fiadas regulares, percorridas por cornija saliente, com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos piramidais e cruz sobre acrotério, no remate das empenas. Fachada principal orientada a O., terminada em empena de friso e cornija, com portal de verga recta ladeado, no terço inferior, por dois pequenos óculos, circulares. Fachadas laterais rasgadas por fresta, tendo o voltado a N. porta de vão rectangular. INTERIOR com espaço único, rebocado e caiado, pavimento de granito e tecto de madeira. Do lado do Evangelho possui pia de água benta. Zona do supedâneo com as paredes forradas a madeira possuindo mesa de altar a meio.

Acessos

Mondim de Basto, Lugar de São Sebastião. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,405590; long.: -7,954914

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, no limite S. da freguesia, isolada, num largo de planta irregular, rodeado por casas e campos de cultivo. O largo é o resultado da confluência de caminhos, um deles de origem medieval, reminiscência da via de comunicação de Ermelo a Mondim de Basto, o qual integrava a ponte medieval, sobre o rio Cabril (v. PT011705050005), distante menos de 1 km para S.. A poucos metros, para N., ergue-se o cruzeiro de São Sebastião (v. PT011705050028).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - edificação da capela; séc. 20 - substituição do retábulo e do tecto; 2000 - a parede testeira apresentava-se revestida a madeira, formando retábulo, pintado de azul e branco integrando nicho central, envidraçado, com a imagem do padroeiro, ladeado por duas mísulas suportando imaginária; possuía ainda frontal de altar pintado imitando tecido.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura e pia de água benta de granito; portas, retábulo e tecto de madeira; pavimento de cimento; cobertura exterior de telha; grades das janelas de ferro.

Bibliografia

LOPES, Eduardo Teixeira, Mondim de Basto Memórias Históricas, Mondim de Basto, 2000, p. 295.

Documentação Gráfica

DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMMondim de Basto: 2007 - obras de restauro e conservação, com recolocação de rebocos exteriores e respectiva pintura, recuperação do interior.

Observações

*1 - No dia da festa de São Sebastião, durante a eucaristia, procede-se à benção do pão, cozido nos fornos dos vizinhos mais próximos, sendo depois distribuído pelos fiéis. Desta capela partiam os "Clamores da Roda", percurso dos crentes em oração, cânticos e ladainhas, por montes, vales e pelos campos cultivados, suplicando chuva em épocas de seca e rogando pela benção das colheitas.

Autor e Data

Ricardo Teixeira e António Dinis 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login