Igreja Paroquial de Nave de Haver / Igreja de São Bartolomeu

IPA.00001405
Portugal, Guarda, Almeida, Nave de Haver
 
Arquitectura religiosa, seiscentista. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT020902190034
 
Registo visualizado 58 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Apresenta torre sineira quadrangular adossada e com acesso exterior ao campanário. As aberturas sineiras, em arco de volta inteira, encontram-se parcialmente entaipadas. A torre é rematada por cornija saliente, tendo nos ângulos gárgulas de canhão e pináculos, terminando por coroamento piramidal.

Acessos

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 20 libras; integra o termo de Vilar Maior e o bispado de Ciudad Rodrigo; séc. 17 - data provável de edificação do atual imóvel; 1758 - referida nas Memórias Paroquiais, assinadas por José de Almeida Morais, como estando anexa ao reitor de Vilar Maior, tendo a paróquia 80 vizinhos; a igreja ficava dentro da povoação e tinha quatro altares, o mor, com o Santíssimo, o de Nossa Senhora do Rosário, Santa Catarina e Santo António, este com irmandade; a côngrua era paga pela Comenda do Duque do Cadaval, e consistia em 10$000, 70 alqueires de centeio, 26 de trigo, 2 almudes de vinho, 16 arratéis de queijo.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

DIRECÇÃO-GERAL DO PLANEAMENTO URBANÍSTICO, Plano da Área Territorial da Guarda, Património Histórico/Cultural, Concelho de Almeida, Lisboa, Ministério do Equipamento Social, 1984; JORGE, Carlos Henrique Gonçalves, O Concelho de Vilar Maior em 1758 - Memórias Paroquiais, Leiria, 1991.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. Povoação da raia, foi afectada pelos diferentes conflitos bélicos que tiveram esta região por palco. Com a reforma administrativa liberal, Nave de Haver transitou em 1855 do concelho de Vilar Maior, então extinto, para o do Sabugal e em 1883 para o de Almeida. Oráculo: São Bartolomeu.

Autor e Data

Filomena Bandeira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login