Igreja Paroquial de Marialva / Igreja de São Tiago

IPA.00001374
Portugal, Guarda, Mêda, Marialva
 
Igreja paroquial quinhentista e barroca, de planta retangular; portais em arco pleno; janelas de lintel recto e moldura simples; tecto apainelado com caixotões na capela-mor; retábulo em talha do estilo joanino.
Número IPA Antigo: PT020909080016
 
Registo visualizado 534 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal composta por dois rectângulos justapostos, sacristia de planta rectangular adossada a O. e a N.; cobertura diferenciada a 2 águas. Fachada principal: orientada a S.; sem embasamento; 2 registos; 1º registo: portal em arco pleno com duas arquivoltas que se prolongam lateralmente em 2 colunelos e tendo no fecho motivo linear entrelaçado; 2º registo: óculo circular; empena angular com cornija. Alçado E.: sem embasamento; 2 registos; 1º registo: porta em arco pleno; 2º registo: 2 janelas de lintel recto e moldura simples no corpo da nave; uma janela idêntica no corpo da capela-mor; empena recta com cornija. Alçado O.: sem embasamento; 2 registos; 1º registo: porta em arco pleno com data de 1585 gravada no fecho; 2º registo: 2 janelas de lintel recto e moldura simples no corpo na nave; corpo da sacristia adossado a capela-mor com janela de lintel recto sem moldura; empena recta com cornija. Alçado N.: sem embasamento; 2 registos; 1º registo: porta de lintel recto acesso à sacristia; 2º registo: cego; empena angular com cornija. Interior: nave única; pavimento lajeado e soalho; tecto de madeira em abóbada de berço com vários módulos rectos; púlpito de cantaria em forma de cálice adossado a W.; altares laterais adossados a N. com retábulos em talha sem pintura; arco triunfal de volta perfeita; capela-mor: pavimento: lajeado; completamente revestida de talha sem pintura com painéis ornamentados por molduras decoradas nos muros; tecto apainelado com 32 caixotões sem pintura; retábulo em talha sem pintura, de planta curvilínea côncava, com superfície profusamente decorada por anjos, figuras exóticas, motivos vegetalistas e concheados.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Castelo de Marialva (v. PT020909080011)

Enquadramento

Urbano, isolado, em zona intramuros em ruínas. Local plano fronteiro à cidadela e à Igreja da Misericórdia (v. PT020909080014).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 80 libras; integra o bispado de Lamego; 1585 - edificação do atual templo; 1595 - data incisa no fecho do arco da porta lateral; Séc. 18 - era Reitoria da Comenda da Ordem de Cristo; colocação dos elementos decorativos de talha; séc. 20, 1ª metade - substituição da cobertura por telha marselha da responsabilidade do pároco António Pereira Amante.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; tecto de caixotões

Materiais

Granito; cantaria, alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente; telha de aba e canudo.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; AZEVEDO, Joaquim, História Eclesiástica da Cidade e Bispado de Lamego, Porto, 1877; RODRIGUES, Adriano Vasco, Terras da Mêda, Mêda, 1983; SANTOS, Clarinda Moutinho dos, SEC - Actividade Cultural da Zona Centro, Boletim Informativo Dedicado ao Concelho de Mêda, Coimbra, 1991.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1945 - construção da estrutura da cobertura e execução de telhado de telha de aba e canudo; consolidação com cintagem de betão armado; colocação de soalho; 2009 - obras de conservação interior.

Observações

Autor e Data

Margarida da Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login