Ponte Metálica Rodoviária de Vila Real

IPA.00012904
Portugal, Vila Real, Vila Real, Vila Real
 
Arquitectura de comunicações e transportes, de ferro. Ponte de vigas do tipo treliça, de tramos rectos, com um tabuleiro plano, colocado, actualmente, ao nível do banzo superior das vigas principais e assentando sobre pilares de cantaria e pegões-encontro.
Número IPA Antigo: PT011714240140
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo viga

Descrição

Ponte rodoviária em ferro de um tabuleiro, plano, constituído por três tramos assentes em dois pilares de cantaria tronco-piramidais e de diferente altitude, de aparelho "quadratum" com os cunhais de cada face formando alhetas salientes, terminados em cornija, formando assim três vãos de diferente extensão. A amarração do tabuleiro às margens é efectuada por pegões-encontro, também em cantaria aparelhada e lateralmente reforçados por arcos de volta perfeita assentes em pilares rectangulares inclinados, formando falsos arco botantes; o da margem direita, mais longo, tem cinco arcos e o da margem oposta apenas dois; nos seguintes, dispõem-se gárgulas. Cada tramo da ponte é constituido por uma armação de duas vigas principais contínuas rectas, de vão rectangular, interligadas por vigas mestras dispostas verticalmente e solidariezadas por outras em X. Pavimento de argamassa betuminosa e passeios em cimento formando quadrados, protegidos por guardas metálicas, de estrutura tubular e rede metálica entre os encontros; sobre os pegões-encontro, as guardas são em cantaria, tendo num dos pilares do lado de Vila Real a inscrição "J.A.E. 1951 - Grande Reparação".

Acessos

São Pedro, E.N. 313, Km 52.230. WGS84: 41º17'50.47''N., 7º44'27.29''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, lançada sobre o rio Corgo, que corre a 45 m de profundidade, ligando o morro de São João da Fraga, na margem direita, ao da Raposeira, na margem esquerda, ambos muito íngremes e aprumados sobre o rio, numa zona de estrangulamento rochoso. A uma cota inferior, ergue-se a ponte de Santa Margarida (v. PT011714240049) que tem nas proximidades a Capela de Santa Margarida (v. PT011714240073) e vários cruzeiros.

Descrição Complementar

A ponte tem o comprimento total de 184 m; a extensão dos vãos é de 32 m + 45 m + 32 m; a faixa de rodagem tem a largura de 6 m e cada um dos passeio 1m; as guardas têm a largura de 8 m.

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Projectista GRID (2002).

Cronologia

1894 - data em que, segundo a Revista de Obras Públicas e Minas, já se construíam os apoios da ponte que daria passagem à estrada distrital nº 48, e se apontava para breve a abertura de concurso para execução da estrutura metálica; 1895 - adjudicação da construção da estrutura metálica à Companhia Aliança - Fundição Massarelos; 1898 - rescisão do contrato com a Companhia Aliança - Fundição Massarelos; 1901, Janeiro - novo concurso para a construção da estrutura metálca, sendo adjudicado à Empresa Industrial Portuguesa; Maio - apresentação do projecto definitivo pela empresa; 1904, Abril - realização das provas de resistência da ponte; inauguração da ponte, com um tabuleiro intermédio, localizado a meia altura das vigas principais, constituído por carlingas e longarinas onde assentavam as chapas abauladas que suportavam o pavimento em macadame; a faixa de rodagem tinha 4 m de largura e os passeios 0,75 m cada; 1948, Novembro - início da recuperação e transformação da ponte, como resposta às novas necessidades de trânsito, com deslocação do tabuleiro para o banzo superior das vigas principais, alteando a rasante do mesmo em c. 1.50 m; construção de uma lage de betão armado, saliente em relação às vigas principais, para permitir o alargamento do tabuleiro; construção de arcos sobre pilares dispostos lateralmente aos pegões-encontro, reforçando a estrutura e simultaneamente alargando o pavimento; 1951, Maio - reinauguração oficial da ponte; 1996 - Direcção dos Serviços de Pontes da JAE elaborou uma inspecção geral e promoveu a elaboração de um estudo prévio para reabilitação da ponte.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura de ferro, sobre pilares de cantaria e com pavimento em betão.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, Vila Real, Porto, s.d.; F. C. G., Guia de Portugal, vol. 5, tomo 1, Lisboa, 1987, p. 154, 189 - 190; MARTINS, Maria do Rosário França, TORRES, Maria Teresa Pinheiro e FREIRE, Paula Cristina Martins, Pontes Metálicas Rodoviárias, Lisboa, 1998.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

JAE: 1948 - reparação e transformação da ponte; Direcção de Estradas de Vila Real: 2002 - obras de beneficiação e reforço da ponte, sendo o empreiteiro a empresa Teixeira Duarte; pintura de toda a estrutura e construção de passadiços exteriores para o trânsito pedonal.

Observações

A inauguração da ponte sobre o Corgo foi considerado um acontecimento de grande importância para a cidade, tendo o povo composto a seguinte quadra alusiva "Já temos a luz eléctrica, / marcos postais e estação; / a ponte está quase pronta / e os automóveis virão".

Autor e Data

Paula Noé 2003

Actualização

 
 
 
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