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Edifício e estrutura Estrutura Transportes Ponte / Viaduto Ponte pedonal / rodoviária Tipo viga
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Descrição
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Ponte rodoviária em ferro de um tabuleiro, plano, constituído por três tramos assentes em dois pilares de cantaria tronco-piramidais e de diferente altitude, de aparelho "quadratum" com os cunhais de cada face formando alhetas salientes, terminados em cornija, formando assim três vãos de diferente extensão. A amarração do tabuleiro às margens é efectuada por pegões-encontro, também em cantaria aparelhada e lateralmente reforçados por arcos de volta perfeita assentes em pilares rectangulares inclinados, formando falsos arco botantes; o da margem direita, mais longo, tem cinco arcos e o da margem oposta apenas dois; nos seguintes, dispõem-se gárgulas. Cada tramo da ponte é constituido por uma armação de duas vigas principais contínuas rectas, de vão rectangular, interligadas por vigas mestras dispostas verticalmente e solidariezadas por outras em X. Pavimento de argamassa betuminosa e passeios em cimento formando quadrados, protegidos por guardas metálicas, de estrutura tubular e rede metálica entre os encontros; sobre os pegões-encontro, as guardas são em cantaria, tendo num dos pilares do lado de Vila Real a inscrição "J.A.E. 1951 - Grande Reparação". |
Acessos
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São Pedro, E.N. 313, Km 52.230. WGS84: 41º17'50.47''N., 7º44'27.29''O. |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, isolado, lançada sobre o rio Corgo, que corre a 45 m de profundidade, ligando o morro de São João da Fraga, na margem direita, ao da Raposeira, na margem esquerda, ambos muito íngremes e aprumados sobre o rio, numa zona de estrangulamento rochoso. A uma cota inferior, ergue-se a ponte de Santa Margarida (v. PT011714240049) que tem nas proximidades a Capela de Santa Margarida (v. PT011714240073) e vários cruzeiros. |
Descrição Complementar
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A ponte tem o comprimento total de 184 m; a extensão dos vãos é de 32 m + 45 m + 32 m; a faixa de rodagem tem a largura de 6 m e cada um dos passeio 1m; as guardas têm a largura de 8 m. |
Utilização Inicial
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Transportes: ponte |
Utilização Actual
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Transportes: ponte |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Época Construção
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Séc. 19 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Projectista GRID (2002). |
Cronologia
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1894 - data em que, segundo a Revista de Obras Públicas e Minas, já se construíam os apoios da ponte que daria passagem à estrada distrital nº 48, e se apontava para breve a abertura de concurso para execução da estrutura metálica; 1895 - adjudicação da construção da estrutura metálica à Companhia Aliança - Fundição Massarelos; 1898 - rescisão do contrato com a Companhia Aliança - Fundição Massarelos; 1901, Janeiro - novo concurso para a construção da estrutura metálca, sendo adjudicado à Empresa Industrial Portuguesa; Maio - apresentação do projecto definitivo pela empresa; 1904, Abril - realização das provas de resistência da ponte; inauguração da ponte, com um tabuleiro intermédio, localizado a meia altura das vigas principais, constituído por carlingas e longarinas onde assentavam as chapas abauladas que suportavam o pavimento em macadame; a faixa de rodagem tinha 4 m de largura e os passeios 0,75 m cada; 1948, Novembro - início da recuperação e transformação da ponte, como resposta às novas necessidades de trânsito, com deslocação do tabuleiro para o banzo superior das vigas principais, alteando a rasante do mesmo em c. 1.50 m; construção de uma lage de betão armado, saliente em relação às vigas principais, para permitir o alargamento do tabuleiro; construção de arcos sobre pilares dispostos lateralmente aos pegões-encontro, reforçando a estrutura e simultaneamente alargando o pavimento; 1951, Maio - reinauguração oficial da ponte; 1996 - Direcção dos Serviços de Pontes da JAE elaborou uma inspecção geral e promoveu a elaboração de um estudo prévio para reabilitação da ponte. |
Dados Técnicos
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Estrutura mista. |
Materiais
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Estrutura de ferro, sobre pilares de cantaria e com pavimento em betão. |
Bibliografia
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AZEVEDO, Carlos de, Vila Real, Porto, s.d.; F. C. G., Guia de Portugal, vol. 5, tomo 1, Lisboa, 1987, p. 154, 189 - 190; MARTINS, Maria do Rosário França, TORRES, Maria Teresa Pinheiro e FREIRE, Paula Cristina Martins, Pontes Metálicas Rodoviárias, Lisboa, 1998. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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DGEMN:DSID |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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JAE: 1948 - reparação e transformação da ponte; Direcção de Estradas de Vila Real: 2002 - obras de beneficiação e reforço da ponte, sendo o empreiteiro a empresa Teixeira Duarte; pintura de toda a estrutura e construção de passadiços exteriores para o trânsito pedonal. |
Observações
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A inauguração da ponte sobre o Corgo foi considerado um acontecimento de grande importância para a cidade, tendo o povo composto a seguinte quadra alusiva "Já temos a luz eléctrica, / marcos postais e estação; / a ponte está quase pronta / e os automóveis virão". |
Autor e Data
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Paula Noé 2003 |
Actualização
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