|
Edifício e estrutura Estrutura Transportes Ponte / Viaduto Ponte pedonal / rodoviária Tipo arco
|
Descrição
|
Ponte de tabuleiro horizontal com duas rampas sobre nove arcos desiguais, uns de volta redonda e outros quebrados. Tem sistemáticamente entre os arcos contraforte com talhamar triangular e talhante trapezoidal. Os passeios apoiam-se numa série de modilhões. As guardas são em ferro. Sobre o talhante que se situa entre os dois arcos centrais existe um varandim com duas bancadas de cantaria encimadas por pedras de armas e inscrições. A inscrição que rodeia as armas reais: ESTA OBRA FES ANTONIO DE CASTRO DE A VILA DE VIANA 1616 e em frente, a inscrição que rodeia as armas dos Condes do Prado: ENCOANTO TIVERES DIAS MIRA POR TI SÊ PRVDENTE. ASI COMO PAGA LA PONTE SE PAGA LA VIDA BREVEMENTE. No meio do varandim, erguia-se ainda pelos meados do séc. 20, um cruzeiro. Alguns dos arcos mostram numerosas pedras sigladas. |
Acessos
|
EN 201, Km 59,200, Lugar da Ponte |
Protecção
|
Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto 16-06-1910, DG nº 136, de 23 junho 1910 *1 |
Enquadramento
|
Urbano, isolado. Implanta-se sobre o rio Cávado, com as margens cobertas por densa vegetação. A ponte faz a separação entre a freguesia de Vila de Prado, do concelho de Vila Verde, e a freguesia da Palmeira e a de Merelim (São Paio), Panoias e Parada de Tibães, ambas do concelho de Braga. |
Descrição Complementar
|
|
Utilização Inicial
|
Transportes: ponte |
Utilização Actual
|
Transportes: ponte |
Propriedade
|
Pública: Estatal |
Afectação
|
|
Época Construção
|
Séc. 17 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
|
Cronologia
|
Séc. 1 / 2 a.C. - dois miliários (um na Ponte do Prado e outro em Rubiães) permitem datar de Augusto a construção da Via Braga-Astorga, por Ponte de Lima: é possivel que a passagem fosse feita a vau ou de barco; 364 / 375 d.C. - o miliário mais tardio que se conhece para esta Via é de Valentiano I; 1176 - já existia a Ponte do Prado: inter illam viam que vadit de Rua Nova ad pontem catavi; 1510 - uma cheia destruiu uma ponte que existia no mesmo local que a actual; 1616 - data existente na inscrição que comemora a construção da actual ponte; 1710 - foi restaurada. |
Dados Técnicos
|
Arcos redondos; arcos quebrados. |
Materiais
|
Granito; ferro. |
Bibliografia
|
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. II, Distrito de Braga, p. 74; ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de, A Rede Viária do Conventus Bracaraugustanus. Via Bracara Asturicam Quarta, Minia, 2ª Série, 2(3), Braga, 1979, p. 61 - 163; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 471 - 2; ALMEIDA, Carlos A. F., Os Caminhos e a Assitência no Norte de Portugal, A Pobreza e a Assitência aos Pobres na Península Ibérica durante a Idade Média, Lisboa, 1973, vol. I, 39 - 57; ALMEIDA, Carlos A. F., Vias Medievais. Entre-Douro-e-Minho, Porto, 1968, p. 34; ABREU, Leonídeo de, A Vila de Prado, Braga, 1955, p. 62 - 71. |
Documentação Gráfica
|
DGPC: DGEMN |
Documentação Fotográfica
|
DGPC: DGEMN |
Documentação Administrativa
|
DGPC: DGEMN:DSID (DSID-001/003-013-0340/21) |
Intervenção Realizada
|
1963 - trabalhos de consolidação realizados pela Direcção do Serviço de Pontes da JAE que incluiram refechamento das juntas, substituição de gatos, reparação do pavimento, consolidação dos cachorros; 1976 - ameaçava ruína tendo a Direcção do Serviço de Pontes da JAE procedido a trabalhos de reparação nos passeios e na guarda de ferro. |
Observações
|
*1 - DOF: Ponte do Prado, sobre o rio Cávado. Saída da ponte, do lado N., no começo do Largo Comendador Sousa Lima, existia um cruzeiro, o Senhor da Ponte, coberto por um tejadilho piramidal e sustentado por 4 estreitas colunas. |
Autor e Data
|
Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994 |
Actualização
|
|
|
|