Fonte de Lamego

IPA.00011166
Portugal, Viseu, Lamego, Lamego (Almacave e Sé)
 
Arquitectura infraestrutural, neoclássica. Fonte de planta rectangular, com espaldar recto na zona inferior, com duas bicas em rosetão, e curvo na superior, rematando por escultura alegórica e urnas. Tanque rectangular em plano superior, com acesso por escadas simétricas com guardas balaustradas e, em planto inferior, três taças, provocando o efeito de cascata.
Número IPA Antigo: PT011805010047
 
Registo visualizado 84 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Planta rectangular, composta por escadaria e fonte de espaldar com tanque rectangular, em cantaria de granito aparente, de aparelho isódomo. Face principal voltada a NE., marcada pelo espaldar, inferiormente recto, com duas bicas em forma de rosetões e encimadas por urnas. Na zona central do conjunto, eleva-se o remate do espaldar, de perfil curvo e moldurado, dividido em dois registos, o inferior liso e com as inscrições "CM / 1928" e "1830", e o superior formando um plinto, encimado pela figura de um guerreiro, que na mão direita segura uma lança e na esquerda um escudo que é o brasão heráldico da cidade, constituindo uma alegoria da cidade de Lamego, como se depreende da inscrição da base "LAMEGO". O tanque rectangular, em posição centralizada com bordos salientes, assenta num patamar protegido por muros de granito escalonados e volutados e por guarda balaustrada, a que se acede por duas escadas divergentes, a do lado direito com oito degraus e a do lado esquerdo com dez, adaptando-se a um ligeiro declive do terreno, tendo guardas balaustradas, as interiores em perfil curvo, formando um patamar inferior, onde surge um conjunto de três taças, dispostas concentricamente, as quais recebem a água do tanque colocado em nível superior, provocando o efeito de cascata; a inferior tem bordo boleado e as superiores concheados.

Acessos

Na Rua Vinte e Oito de Maio, junto ao Jardim da República

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, isolado e destacado, insere-se em superfície de pendor levemente inclinado, horizontalizada artificialmente, em arruamento de cota inferior ao Jardim da República, na zona nobre da cidade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1830 - mandada construir pela Câmara de Lamego e colocada no Jardim do Campo ou Campo do Tablado, hoje Jardim da República; 1927 - mudança para a actual localização, tendo-lhe sido acrescentas as 3 taças no patamar inferior, provenientes do Antigo Convento das Chagas, localizados nas imediações.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito.

Bibliografia

AZEVEDO, Correia de, Arte Monumental Portuguesa, vol. IV, Porto, 1975; Relatório da Comissão de Valorização Pluridisciplinar de Inventário e Cadastro da Câmara Municipal de Lamego, Lamego, 2002.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login