Igreja de Nossa Senhora da Conceição / Ermida de São Pedro
| IPA.00010154 |
Portugal, Beja, Ferreira do Alentejo, União das freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros |
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Arquitectura religiosa, maneirista, chã, barroca, rococó, neoclássica. Igreja substituindo uma primitiva ermida de peregrinação, com planimetria característica do estilo chão regionalmente implantado, de nave única com endonartex e coro-alto, capela-mor com sacristia adossada. No exterior domina a austeridade geral do conjunto com destaque para o portal principal seguindo modelos maneiristas, mas onde desponta já o gosto barroco no aparecimento de cunhais encimados por pináculos. O interior contrasta pelos sumptuosos revestimentos barrocos, de azulejos polícromos, em padronagens de tapete, albarradas e atlantes; nos retábulos colaterais de talha dourada, de estrutura maneirista mas com profusa decoração de folhagens, flores, querubins etc., ladeados por colunas pseudosalomónicas características do estilo nacional. A ampliação e remodelação da fachada após o terramoto, segue uma linguagem rococó, com a empena de recorte polilobado animada por decorações de argamassa relevada. Capela-mor com decoração neo-clássica, nomeadamente no retábulo-mor de alvenaria pintada e com estuques fingindo mármores. |
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Número IPA Antigo: PT040208020018 |
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Registo visualizado 387 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Igreja de peregrinação
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Descrição
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Planta longitudinal escalonada, orientada, formada por endonártex, nave e capela-mor mais estreita, tendo à direita o campanário e a sacristia. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas para o nártex, nave e a capela-mor, prolongando-se uma das abas na cobertura da sacristia. Fachada principal orientada, de um pano definido por cunhais e soco pintado de azul, remate em empena mistilínea, acompanhada por volutas, sobrepujada por cruz latina de cantaria assente em plinto enquadrado por volutas; arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras encerrado por grade de ferro, que dá acesso ao endonártex, sobrepujado por janela de verga recta com remate curvo enquadrado por orelhas e encimado por fogaréu de argamassa relevada; à direita eleva-se o campanário. Endonártex com cobertura em abóbada de aresta; portal de acesso à igreja de verga recta adintelada, com moldura de cantaria, ladeado por janelas baixas; porta de madeira almofadada com o cronograma " 1682 " em letras metálicas aplicadas. Alçado N. com o volume do nártex de dois registos separados por ressalto, rematado por beirado e rasgado por janela ao nível do piso superior, seguido do volume da nave de um pano definido por cunhais, com soco pintado e remate superior em cornija e beirado, com pináculos piramidais assentes em plintos no coroamento dos cunhais, rasgado por janela e pelo volume da capela-mor com soco pintado a azul, remate em cornija e beirado, rasgado por janela. Alçado E. de dois panos separados por contraforte e rematado por empena assimétrica. Alçado S. de esquema idêntico ao alçado N. mas tendo adossado à capela-mor o volume saliente da sacristia, com soco pintado a azul e remate superior em cornija e beirado, rasgado por duas portas com molduras de cantaria; no ângulo SO. eleva-se o campanário em espadana, de um pano definido por pilastras, dividido em dois registos por friso de argamassa relevada, abrindo-se no registo superior o olhal em arco de volta perfeita, remate superior em empena curva sobrepujada por três urnas de argamassa assentes em plintos. INTERIOR: nave coberta por abóbada de berço que arranca de cornija. Sobre o portal abre-se arco de asa de cesto resguardado por gradeamento de madeira correspondendo ao coro-alto. Do lado do Evangelho abre-se uma janela e um meio arco de volta perfeita cujo interior é revestido por azulejos polícromos de azul e amarelo, de padrão de camélias. Do lado da Epístola segue-se esquema idêntico, tendo junto da entrada uma pia de água benta de cantaria e a seguir à janela, o púlpito com bacia e gradeamento de madeira, seguido da porta das suas escadas de acesso. Arco triunfal de volta perfeita com teia com balaústres de madeira torneada assentes em quatro balaústre de cantaria, ladeado por retábulos de talha dourada, idênticos, com mesa de altar paralelepipédica, revestida por padrão de azulejos 2x2, azuis e amarelos, contornados por cercadura de desenho floral simulando os sebastos de um frontal têxtil, formando dois painéis; banco com painél entalhado com motivos vegetalistas enquadrando medalhão central, ladeado por mísulas em forma de folhas de acanto; corpo com nicho central em arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras, de fundo recto entalhado com motivos vegetalistas; é ladeado por dois nichos mais baixos, em arco de volta perfeita, de fundo semicircular, encimados por painéis entalhados com motivos vegetalistas; ladeando o conjunto duas colunas pseudo-salomónicas suportando o entablamento; ático de remate recto com pintura a óleo sobre tela, emoldurada e ladeada por duas volutas separadas por grinalda de folhagens e flores; a tela do ladodo Evangelho figura a "Anunciação" e a do lado da Epístola a " Sagrada Família "; o conjunto é encimado por uma composição azulejar que emoldura o arco e define um registo inferior emoldurado preenchido por padronagem até ao nível da cornija, sendo o registo superior organizado em torno de uma maquineta onde se guarda um crucifixo aplicado sobre um painel representando Nossa Senhora e São João, a qual é ladeada por atlantes polícromos e albarradas. Capela-mor coberta por abóbada de berço assente em cornija e decorada com pinturas murais, com medalhão central circular com a inscrição " SINE LÁBE / CONCEPTA ", rodeado por grinaldas de flores; altar-mor com retábulo de estuques polícromos, com sotobanco liso, pintado com almofadas marmoreadas; mesa de altar em forma de urna com grinaldas pintadas e banqueta; corpo de três eixos verticais com maquineta de madeira pintada com a imagem de roca de Nossa Senhora da Conceição, ladeada por palmas de estuque relevado e encimada por grinaldas, ladeada por colunas coríntias, mísulas decoradas com folhas de acanto encimadas por cortinas rematadas por florão e pilastras; ático de recorte em arco abatido, assente em cornija, ao centro elevada em arco, de tímpano decorado com enrolamentos de folhas de canto e outras folhagens. Na parede da esquerda abre-se uma janela e na da direita a porta de acesso à Sacristia. Sacristia com lavabo de cantaria com a inscrição "ESTE LAVATORIO DE / U DE ESMOLA A Nª S / Rª DA COCª IOA GALV / AM GRº AGTº 1721 "; arcaz de madeira com espaldar de madeira onde se abre um nicho. |
Acessos
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À entrada da povoação, junto ao cruzamento com a IP8 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Peri-urbano, isolado, precedido por adro parcialmente murado com poiais, ao centro do qual se eleva um cruzeiro; a S. destaca-se palco de alvenaria, elevado sobre 4 degraus; algumas mesas com bancos de madeira e ferro entre palmeiras. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Religiosa: igreja de peregrinação |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja paroquial |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 17 / 18 / 19 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Desconhecido |
Cronologia
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Séc. 17 - construção, revestimento azulejar; 1684 - execução da porta principal, datada e dos retábulos colaterais, também datados; 1721 - execução do lavabo da sacristia, oferecido por João Galvão Guerreiro; séc. 18, segunda metade - construção do coro-alto, fachada principal e torre sineira; séc. 19, inícios - execução retábulo-mor e remodelação da capela-mor; execução pinturas murais; 1940 - construção do cruzeiro comemorando o triplo centenário da restauração de Portugal. |
Dados Técnicos
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Estrutura mista |
Materiais
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Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas; portal, molduras de vãos, balaústres, lavabo, degraus e elementos secundários de cantaria; cobertura em telha de canudo, de fabrico artesanal, sobre estrutura de madeira; pavimentos de tijoleira e soalho; portas e caixilharias de madeira; pinturas murais sobre estuque; retábulos de talha dourada e de alvenaria estucada e policromada; azulejos polícromos; teia, púlpito, grade e elementos secundários de madeira. |
Bibliografia
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SIMÔES, J. M. Santos, Azulejaria em Portugal no séc. XVII, vol II, Lisboa, 1971; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, vol. 1, Lisboa, 1992. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DSID |
Intervenção Realizada
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Fábrica da Igreja Paroquial de Ferreira do Alentejo: 1998 - obras de recuperação geral, construçãos de instalações sanitárias anexas à sacristia. |
Observações
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Autor e Data
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José Falcão e Ricardo Pereira 1999 |
Actualização
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