Central Recetora da Estação Rádio Naval de Maputo

IPA.00033211
Moçambique, Cidade Maputo, Maputo (M), Maputo (M)
 
Arquitetura de comunicações, do século 20. Conjunto formado por oito edifícios de habitação (quatro conjuntos de edifícios geminados) de piso térreo e planta retangular, dois edifícios de habitação independentes (de piso térreo e planta em T), um edifício habitacional (aquartelamento) de dois pisos com planta cruciforme e um edifício (central recetora) de planta quadrada formando um pátio central fechado.
Número IPA Antigo: MZ910201000090
 
Registo visualizado 1006 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Militar  Quartel    

Descrição

Conjunto de edifícios habitacionais, compostos por dez edifícios de piso térreo, de planta retangular e geminados (seis deles originalmente destinados a cabos e quatro destinados a sargentos), dois edifícios de planta em T e piso térreo (destinados para oficiais) e um edifício de dois pisos, planta cruciforme e cobertura em telha a duas águas e galerias periféricas de distribuição. A planta deste edifício (o maior em área e originalmente destinado a ser o do aquartelamento) responde à necessidade de uma planta simétrica, de modo a permitir a divisão do mesmo em espaços separados para "europeus" e "indígenas", contendo no piso térreo refeitórios e copas em braços opostos do edifício, sendo o piso superior totalmente dividido e com acessos providenciados por diferentes escadas. Cada um dos espaços, iguais em planta, contem uma camarata com 12 camas, roupeiros e balneários. O edifício da estação recetora (que segundo o projeto deveria ter uma planta em U) apresenta uma planta quadrangular, com um pátio interior.

Acessos

Maputo

Protecção

Enquadramento

Conjunto localizado num grande terreno formando um polígono irregular com cerca de 59ha, no exterior da cidade de Maputo, a cerca de 1,5km a nordeste do Estádio da Machava (v. MZ910201000088), a cerca de 2,3kms a este da Central Emissora da Estação Rádio Naval de Maputo (v. MZ910201000015) e a cerca de 4kms a noroeste do Aeroporto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: quartel

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Luiz Possolo (1959).

Cronologia

1959 - projeto da autoria do arquiteto Luiz Possolo (Direcção dos Serviços de Urbanismo e Habitação - Direcção Geral das Obras Públicas e Comunicações do Ministério do Ultramar) para as centrais recetoras das estações rádio-navais de Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo)

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MILHEIRO, Ana Vaz, SALDANHA, José Luís, Luís Possolo. Um arquitecto do Gabinete de Urbanização do Ultramar, Lisboa, CIAAM, 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. Trata-se de um projeto-tipo destinado a ser implantado em Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo), ainda que com implantações diferentes no terreno. O conjunto de edifícios de Lourenço Marques não foi construído de acordo com a planta de implantação no terreno original. Originalmente os edifícios habitacionais dever-se-iam implantar em banda, ao longo de uma estrada que desembocaria a partir da principal dentro do complexo. O edifício do aquartelamento e as duas habitações individuais para oficiais seriam as que se localizariam mais próximo do edifício da central recetora, sendo as mais afastadas as habitações destinadas aos cabos. O projeto executou-se com todas as habitações a serem localizadas na parte oeste do terreno, num terreno quadrangular.

Autor e Data

Tiago Lourenço 2012 (projeto FCT PTDC/AURAQI/104964/2008 "Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica")

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login